p&d design

O Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design – P&D Design destaca-se entre os eventos científicos mais relevantes e tradicionais da área no Brasil. Com periodicidade bienal, a conferência tem caráter itinerante por diferentes regiões e universidades do país. 

O P&D Design privilegia a discussão da pesquisa e da educação em design, e constitui importante fórum de debate e difusão de investigações no campo do Design, ensejando a troca intelectual e o necessário debate, e envolve diretamente a pós-graduação e institutos de pesquisa. 

O espectro de tópicos elencados no congresso engloba variadas dimensões do campo, sejam estas de cunho teórico, histórico, metodológico, tecnológico, pedagógico ou social.

O evento foi realizado pela primeira vez em São Paulo/SP, em 1994, organizado pela UNIP. Aquela primeira edição contou com a participação de vinte e quatro instituições de ensino, e integrou pesquisadores de oito estados brasileiros. Na sequência, ocorreram as edições de Belo Horizonte/MG (UEMG, 1996); Rio de Janeiro/RJ (PUC-Rio, 1998); Novo Hamburgo/RS (Feevale, 2000); Brasília/DF (UnB, 2002); São Paulo/SP (FAAP, 2004); Curitiba/PR (Positivo, 2006); São Paulo/SP (SENAC, 2008); São Paulo/SP (UAM, 2010); São Luis/MA (UFMA, 2012); Gramado/RS (UFRGS, Unisinos e Uniritter, 2014); Belo Horizonte/MG (UEMG e UNA, 2016) e Joinville/SC (Univille, 2018). 

Em todas as ocasiões, o evento contou com palestrantes de renome nacional e também internacional, como Victor Margolin, Charles Owen, Silvia Pizzocaro, Bernard Darras, Carlo Vezzoli, Catherine Dixon, Ananthapuram G. Rao, Ezio Manzini, Ronald Shakespear e Richard Buchanan. 

Edições anteriores (sites e anais)