conversações

PUBLICADO EM 06 MAI 2022

Regulamento Conversações P&D Design 2022

O Programa de Pós-Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI (PPDESDI), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, em parceria com o Mestrado Profissional em Economia Criativa da ESPM-Rio, por meio deste edital torna pública a chamada de propostas de Conversações para o 14º P&D Design – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.

 1.   O P&D Design

O P&D Design se constitui como um espaço qualificado para a difusão de pesquisas no campo do Design, ensejando a troca intelectual e o necessário debate, envolvendo diretamente a pós-graduação e instituições de pesquisa, e indiretamente as empresas e organizações atuantes desde o âmbito local ao global. 

O evento será realizado no período de 26 a 29 de outubro de 2022, prevendo módulos presenciais e remotos. A viabilidade dos módulos presenciais será avaliada de acordo com as condições sanitárias em abril de 2022 e, a qualquer momento, estará sujeita às decisões das instituições realizadoras e do governo do Estado do Rio de Janeiro. 

 1.1 Compromisso

  • Divulgar a produção técnico-científica brasileira no campo do Design, principalmente oriunda dos programas de Pós-Graduação stricto sensu, nas mais variadas ramificações do amplo campo do Design;
  • Promover a integração e o intercâmbio entre grupos de pesquisa atuantes no campo, no Brasil e internacionalmente;
  • Aproximar pesquisadores, docentes, profissionais e estudantes da área; e
  • Consolidar o Design como área de conhecimento geral, à parte sua ampla diversificação, de modo a contribuir estratégica e taticamente para o desenvolvimento do país.

 2.   Conversações

As Conversações são uma novidade nesta edição do P&D Design e visam constituir grupos de trabalho que poderão ter continuidade nas edições subsequentes do congresso ou ganhar autonomia como eventos temáticos. Conversações visam promover o encontro e estabelecer vínculos entre pesquisadores, laboratórios ou grupos de pesquisa interessados em debater temas convergentes. 

As propostas devem indicar um recorte temático que aborde questões emergentes na área do Design. O escopo das propostas deve ser mais específico que o dos eixos temáticos, não se limitando a eles. As Conversações serão dedicadas à discussão dos temas propostos, não à apresentação de trabalhos. 

Todas as Conversações acontecerão no formato online e se darão no dia 26/10 das 14 às 18h. As propostas deverão ter no mínimo três e no máximo seis proponentes, que atuarão como articuladores(as) da Conversação e deverão produzir um Relatório Final da Conversação, que será publicado nos Anais do P&D Design 2022.

2.1  Submissão, avaliação e apresentação das propostas de Conversação
As propostas de Conversação deverão ter entre 1.500 e 2.500 palavras a serem enviadas até 01/06/2022, por meio da área restrita dos inscritos na plataforma eletrônica da Síntese Eventos, disponível em: https://www.peddesign2022.sinteseeventos.com.br/interna/trabalhoinsert

A descrição da proposta deverá conter:

  • Título;
  • Apresentação do tema;
  • Justificativa e relevância;
  • Objetivos da Conversação;
  • Dinâmica da atividade;
  • Resultados esperados;
  • Plataforma de comunicação onde acontecerá a Conversação;
  • Bibliografia que dá suporte à proposta apresentada;
  • Apresentação dos proponentes (nome, titulação, vínculo profissional) e, se houver, do laboratório ou grupo de pesquisa;
2.2  Submissão das propostas, execução das Conversações e atribuições de proponentes

a. A proposta de Conversação deverá ser formatada de acordo com o modelo que será disponibilizado para download no site do P&D Design (https://peddesign.com.br/conversacoes) e na plataforma de submissão. A proposta será avaliada e os proponentes serão comunicados sobre o resultado.

b. As propostas selecionadas serão divulgadas no site do P&D Design (https://peddesign.com.br/conversacoes).

c. Caberá aos selecionados manter a comunicação com os participantes inscritos. Os participantes selecionados(as) das Conversações devem também estar inscritos no P&D Design 2022. Não há restrição de número de participantes, mas ele deve ser adequado ao tempo disponível e ao formato dessa modalidade, que pressupõe a possibilidade efetiva de diálogo entre todos os participantes.  

d. Caberá aos proponentes selecionados a organização e facilitação do encontro, incluindo a escolha e administração da plataforma online. 

e. Caberá aos proponentes selecionados, confirmar junto à organização do P&D Design o link para a Conversação. 

f. O relato final, de 2.500 a 5.000 palavras, incluirá uma versão revisada da proposta e uma descrição da Conversação. Deverá ser elaborado e enviado por meio da plataforma eletrônica até 26/11/2022 para que sejam publicados nos Anais do evento, seguindo o formato abaixo:

  • Título;
  • Apresentação do tema;
  • Justificativa e relevância;
  • Objetivos da Conversação;
  • Descrição da atividade, incluindo número de participantes;
  • Resultados obtidos;
  • Desdobramentos possíveis;
  • Bibliografia;

ATENÇÃO:
Não haverá taxa de submissão da proposta de Conversação.
Apenas inscritos no evento poderão submeter propostas de conversações.

2.3  Critérios de avaliação das propostas de Conversações
Os critérios de avaliação das propostas serão:
  • qualidade da redação e estrutura do texto;
  • relevância e justificativa da proposta;
  • adequação da proposta à modalidade;
  • coerência do tema com a produção acadêmica dos proponentes.

As propostas serão avaliadas por um comitê avaliador a ser definido, que poderá sugerir amálgama de propostas caso haja convergência entre temas.

2.4  Divulgação das Conversações

A confirmação do aceite da Conversação no evento acontecerá em 18/07/2022. Em seguida, as propostas serão divulgadas nos canais de comunicação no P&D Design com as informações de contato da proposta. Os proponentes deverão informar para a organização do evento o link para a plataforma em que se dará a Conversação até o dia 06/10/2022. Caberá também aos proponentes a comunicação com os inscritos.

3.   Inscrições e participação nas Conversações aceitas

Depois da aceitação das propostas, só poderão se inscrever e participar das Conversações pessoas já inscritas no P&D Design 2022. Não será cobrada taxa de participação, pois a inscrição no evento já dará direito à atividade.

4.   Publicação dos Anais e emissão de certificados

O relato resultante das Conversações será publicado nos Anais, desde que enviado no prazo estabelecido neste Edital, conforme as normas. A publicação dos Anais se dará de forma digital, na plataforma acadêmica da Editora Blucher (http://www.proceedings.blucher.com.br). 

Dentro da programação do congresso será reservado um momento para a comunicação oral e aberta aos participantes inscritos de um resumo dos resultados das conversações.

Os certificados serão emitidos em formato digital e disponibilizados para os proponentes nos sistemas de submissão e de inscrição após o evento.

5.   Datas Importantes

DatasAtividades
01 junPrazo para submissão de propostas de Conversação
18 julDivulgação das propostas aceitas
19 jul a 06 outPeríodo de inscrições nas Conversações aceitas
26 out
14h às 18h
Conversações no P&D Design 2022
26 novPrazo para submissão do relato a ser publicado nos Anais do P&D Design 2022

6. Downloads

7. Link para submissões de propostas

Plataforma Síntese Eventos – Conversações P&D Design 2022