PUBLICADO EM 12 ABR 2022
Edital 03/2022
A Comissão Organizadora do P&D Design 2022, no uso de suas atribuições, RESOLVE:
1. Prorrogar até [15] 18 de abril de 2022 o prazo para submissão de Artigos Completos a serem apresentados no evento.
2. Alterar para 11 de julho de 2022 a data de divulgação do resultado das avaliações de acordo com cronograma do item 7.
Edital e critérios para submissão de Artigos Completos
O Programa de Pós-Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI (PPDESDI), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, em parceria com o Mestrado Profissional em Economia Criativa da ESPM-Rio, por meio deste edital, torna pública a chamada de Artigos Completos para o 14º P&D Design – 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
O evento será realizado no período de 26 a 29 de outubro de 2022, prevendo módulos presenciais e remotos. A viabilidade dos módulos presenciais será avaliada de acordo com as condições sanitárias em abril de 2022 e, a qualquer momento, estará sujeita às decisões das instituições realizadoras e do governo do Estado do Rio de Janeiro.
1. O P&D Design
O P&D Design se constitui como um espaço qualificado para a difusão de pesquisas no campo do Design, ensejando a troca intelectual e o necessário debate, envolvendo diretamente a pós-graduação e instituições de pesquisa, e indiretamente as empresas e organizações atuantes desde o âmbito local ao global.
1.1 Compromisso
- Divulgar a produção técnico-científica brasileira no campo do Design, principalmente oriunda dos programas de Pós-Graduação stricto sensu, nas mais variadas ramificações do amplo campo do Design;
- Promover a integração e o intercâmbio entre grupos de pesquisa atuantes no campo, no Brasil e internacionalmente;
- Aproximar pesquisadores, docentes, profissionais e estudantes da área; e
- Consolidar o Design como área de conhecimento geral, à parte sua ampla diversificação, de modo a contribuir estratégica e taticamente para o desenvolvimento do país.
1.2 Eixos temáticos
O P&D Design terá 8 eixos temáticos:
1.2.1 Design no Brasil: quantificação e qualificação
- Dados e métricas da prática do design no Brasil
- Dados e métricas da educação do design no Brasil
- Dados, métricas e questões qualitativas na pesquisa em design no Brasil
Trabalhos que se utilizem de técnicas qualitativas e/ou quantitativas de mensuração, ou que desenvolvam métricas aplicadas à nossa atividade acadêmica e profissional. Para conhecermos o que fazemos e aprendermos com isso, precisamos organizar e sintetizar essas informações. Para promover uma produção que fundamente políticas de incorporação do design à cultura brasileira, essas sínteses são essenciais. Faz-se necessário reconhecer com precisão o que somos, como somos, a que nos dedicamos, de quais saberes somos detentores, quantos somos, onde estamos.
1.2.2 Design: história e teoria
- Territórios e identidades
- Campos, linguagens e metodologias
- Epistemologia do campo
Trabalhos dirigidos à compreensão histórica e/ou teórica de fenômenos que dizem respeito à cultura do design em variadas vertentes – do exercício da crítica como reflexão informada aos elementos constituintes do campo em sua dimensão epistemológica; de olhares voltados a acontecimentos, ideias, processos e contextos do passado e do contemporâneo, visto que a história não lida exclusivamente com o tempo pretérito; e das relações entre territórios e identidades, em suas dimensões física e simbólica.
1.2.3 Design e tecnologia
- Materiais, técnicas e processos
- Meios digitais e virtuais
- Métodos e ferramentas
Trabalhos sobre materiais, técnicas e processos de produção e projeto em âmbitos diversos – desde o âmbito mais mecânico ao mais virtual, cabendo neste último a exploração das mídias eletrônicas e digitais. Aqui cabe também a discussão sobre metodologia assim como a das ferramentas utilizadas em diferentes áreas do design, compreendendo sua especificidade.
1.2.4 Design e educação
- Abordagens pedagógicas
- Procedimentos e ferramentas
- Aplicações tecnológicas
Trabalhos dispostos a intensificar o debate acerca de preceitos e abordagens pedagógicas, de metodologias inovadoras, do papel do designer na proposição de estratégias e recursos instrucionais, da aplicação do design no uso das novas tecnologias da informação e da comunicação, de procedimentos educativos assim como de proposições e análises de ferramentas educacionais. Cabe indicar a necessidade de investigar a distinção e as especificidades entre questões de aprendizagem e questões instrucionais, de avaliar aspectos interdisciplinares de design e educação, assim como, aspectos gerais que lidam com a consciência do design.
1.2.5 Design e sociedade
- Políticas públicas em design
- Participação e inovação social
- Design e práticas culturais
Trabalhos sobre a relação do campo do design com a sociedade que promovam a discussão do papel do design tanto como objeto de políticas públicas quanto como catalisador político. Neste início de século, diante de questões sociais prementes, o papel do design ganhou grande relevância. As oportunidades oferecidas no terreno da inovação social e do ativismo cultural implicam em profunda análise de nossos valores e responsabilidade, tendo como pano de fundo debates sobre democracia, representação e participação.
1.2.6 Práticas e ferramentas do design
- Objetos, práticas e experiências
- Redes colaborativas e trabalhos em equipe
- Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade
Trabalhos que discutam práticas contemporâneas do design e, simultaneamente, a persistência de elementos fundamentais às atividades de projeto. Frente aos desafios tecnológicos, econômicos, culturais e epistemológicos impostos à prática do projeto, o design vem enfrentando, desde o final do século 20, uma série de crises. Os preceitos estabelecidos no início do século 20, ainda hoje ordenadores de práticas profissionais e educacionais, já não bastam para o enfrentamento das novas questões de projeto apresentadas pela contemporaneidade. No entanto, alguns referenciais permanecem vivos no cenário da atuação profissional.
1.2.7 Design e novas economias
- Design e economia criativa
- Design e economia circular
- Design e economia colaborativa
Trabalhos que discutam a relação do design com atividades que se constituem como motores do desenvolvimento da sociedade e de territórios e valorizem as iniciativas criativas. As novas economias podem ser entendidas pelas lentes da competitividade, do empreendedorismo, da inovação, da sustentabilidade e de novos mercados. Estão inseridas na lógica de um novo padrão competitivo, que destoa dos critérios de competição da era industrial e que refletem as mudanças pela qual mercado e empresas estão passando, impulsionadas pelas transformações digitais e as responsabilidades socioambientais. Dentre as novas economias, destacam-se aquelas que se baseiam na criatividade como recurso.
1.2.8 Organizações, negócios e inovação
- Design de serviços
- Gestão de design
- Design estratégico
Trabalhos sobre assuntos emergentes: a modelagem de negócios através do design, a participação do design na estruturação de organizações e serviços públicos, a noção de um design para o Estado, assim como a relação a se estabelecer com a ideia de inovação. Todos esses temas são demandadores de pesquisa e análise em profundidade.
2. Submissão, avaliação e apresentação de artigos completos
As propostas de Artigos Completos deverão ser enviadas entre 20 de janeiro de 2022 e [29 de março] [15] 18 de abril de 2022, por meio de plataforma indicada no site www.peddesign.com.br e mediante pagamento de taxa de submissão.
Contemplam pesquisas concluídas ou em andamento, de produção teórica, análise de casos ou relatos de experiência. Entende-se que os trabalhos de pesquisa podem ser resultado de grupos com numerosos participantes, mas solicita-se que a autoria seja de no máximo quatro responsáveis pela redação final do documento submetido. Colaboradores da pesquisa poderão ser citados na seção de Agradecimentos.
O processo de submissão e revisão cega das propostas será realizado pela plataforma eletrônica de gerenciamento de submissões de trabalhos.
Não existe limite de propostas por participante.
Os trabalhos submetidos ao evento devem ser originais e inéditos, ou seja, nunca apresentados anteriormente, nem publicados em revistas ou em qualquer outro meio de divulgação. É de responsabilidade dos autores garantir a originalidade e o ineditismo das suas propostas.
A Comissão Organizadora e o Comitê Científico não se responsabilizam por correções de digitação, ortografia e formatação, portanto solicitamos muita atenção à necessidade de revisão final.
2.1 Etapas de submissão dos artigos completos
A submissão se dará em três etapas:
1a. envio do artigo completo sem identificação em formato PDF para revisão cega. Neste momento, deverá ser indicada a modalidade de apresentação desejada.
O artigo deve ter de 5.000 a 8.000 palavras, incluindo notas de rodapé e referências e formatado de acordo com o template disponibilizado para download no site e na plataforma de inscrições e submissões. O artigo será avaliado e o autor será comunicado sobre o resultado.
2a. em caso de aceite, envio do arquivo em sua redação final com identificação dos autores conforme diretrizes presentes no site http://www.peddesign.com.br.
3a. envio de vídeo, com duração de no máximo 10 minutos, conforme diretrizes presentes no site http://www.peddesign.com.br e com particular atenção aos direitos de imagem.
2.2 Critérios de avaliação
Relevância
Adequação do trabalho a um dos eixos temáticos do evento, interesse para a comunidade técnico-científica da área, importância para o avanço do conhecimento, consequências sociais e econômicas, possibilidades de aplicação.
Originalidade e ineditismo
Contribuição original, apresentação de novas ideias, ferramentas ou abordagens.
Qualidade teórico-conceitual
Fundamentação teórica e conceitual coerente e pertinente ao campo; promoção de atualização, revisão e reflexão de conceitos e fundamentos já elaborados.
Qualidade técnica
Rigor na apresentação e utilização de conceitos e técnicas, adequação da metodologia, uso das ferramentas, qualidade analítica e propriedade das conclusões.
Qualidade da apresentação
Estrutura discursiva, organização, qualidade da redação, clareza expositiva, qualidade de eventuais figuras, legibilidade de tabelas e ilustrações, atendimento às normas de referências, formatação, adequação ao modelo disponibilizado.
2.3 Modalidades de apresentação
As propostas de artigos completos devem ser direcionadas a uma das duas modalidades de apresentação: presencial ou virtual.
As duas modalidades de apresentação serão feitas através do vídeo enviado, seguido de debate.
2.3.1 Apresentação presencial
As sessões técnicas estão planejadas para durar 90 minutos, com a exibição de 5 vídeos de até 10 minutos cada, e debate presencial de 40 minutos ao final.
2.3.2. Apresentação virtual
As sessões técnicas estão planejadas para durar 90 minutos, com a exibição de 5 vídeos de até 10 minutos cada, e debate remoto síncrono de 40 minutos ao final.
Observação:
Com o intuito de ampliar o acesso ao conteúdo do P&D Design aos congressistas, todos os vídeos serão disponibilizados para os inscritos, por tempo limitado, após o encerramento do evento.
3. Taxa de submissão
A taxa de submissão por Artigo será de R$ 50,00 (cinquenta reais), não existindo limite de submissões por participante.
ATENÇÃO:
Para apresentar trabalho pelo menos um dos autores deve estar inscrito no evento. Não haverá abatimento da taxa de submissão na inscrição do P&D Design 2022.
4. Inscrições
Tipo de Participação | Categoria | 20/jan-08/ago | 09/ago-08/set | 09/set-06/out | 07/out-25/out |
---|---|---|---|---|---|
Autor | Profissional | R$ 200,00 | R$ 300,00 | R$ 400,00 | R$ 450,00 |
Autor | Estudante | R$ 100,00 | R$ 150,00 | R$ 200,00 | R$ 250,00 |
Participante | Profissional | R$ 290,00 | R$ 400,00 | R$ 510,00 | R$ 570,00 |
Participante | Estudante | R$ 150,00 | R$ 200,00 | R$ 250,00 | R$ 320,00 |
5. Publicação dos anais e emissão de certificados
Os Artigos apresentados nas duas modalidades serão publicados nos Anais do P&D Design 2022 em formato digital, na plataforma acadêmica da Editora Blucher (http://www.proceedings.blucher.com.br).
Os certificados serão emitidos em formato digital e disponibilizados nos sistemas de submissão e de inscrição após o evento, com a devida conferência da lista de presença.
6. Observações importantes
É fundamental que o registro das informações e dos arquivos finais para publicação seja observado com rigor pelos autores. Essa informação servirá de base para a organização da programação, dos certificados, assim como dos Anais do congresso.
Tudo será capturado a partir do cadastro realizado pelos autores no sistema e pelos arquivos anexados.
Destaca-se que quatro é o número máximo de autores por Artigo, mantendo consistência com o número de autores que podem ser cadastrados no sistema por ocasião da submissão.
7. Prazos e datas
O 14º P&D Design será realizado no período de 26 a 29 de outubro de 2022 com atividades que ocorrerão segundo programação a ser disponibilizada no site do evento.
Datas | Atividades |
04 dez | Lançamento do edital |
20 jan | Abertura das submissões para artigos completos Abertura para inscrições early birds |
[ | Prazo limite para submissão de artigos completos |
ALTERADO 11 jul | Resultado da avaliação cega por pares |
29 jul | Envio das versões finais de artigos completos e os vídeos de apresentação |
09 ago | Abertura do segundo período para inscrições no Congresso |
09 set | Abertura do terceiro período para inscrições no Congresso |
07 out | Abertura do último período para inscrições no Congresso |
26 a 29 out | Realização da 14ª edição do P&D Design 2022 |
Eventuais dúvidas, visite nosso FAQ. Casos omissos deverão ser submetidos à Comissão Organizadora pelo e-mail peddesign@esdi.uerj.br, durante o período de vigência do Edital.
Comissão Organizadora P&D Design 2022
Rio de Janeiro, 21 de março de 2022.