Participação

Seminários

Compartilhar

O P&D Design 2020 propõe a realização de dois seminários, a se desenvolverem a partir de inscrições de artigos configurados como textos dissertativo-argumentativos, onde os autores apresentam seus pontos de vista para os seguintes temas:

1. Design e cidade

O ano de 2020, a cidade do Rio de Janeiro abrigará vários eventos relativos à arquitetura. A ideia é refletir sobre a relação intrínseca entre as atividades de design, arquitetura e urbanismo, integrando o seminário à programação geral do evento “Capital Mundial de Arquitetura 2020”. Na educação de design no Brasil, é evidente o pouco investimento que se dá nessas tão necessárias relações temáticas. Esta será uma ocasião para promover uma aproximação mais significativa.

Curadoria:
Profª. Drª. Barbara Szaniecki (ESDI/UERJ)
Prof. Dr. André Luiz de Carvalho (ESDI/UERJ) 
Prof. Dr. Gabriel Schvarsberg (ESDI/UERJ)

2. O paradigma da Bauhaus

A celebração do centenário da escola alemã Bauhaus impõe a todos que se dedicam à educação de design a necessidade de refletir sobre sua importância e sobretudo discutir o seu legado. Importa indagar-nos sobre sua relevância para a prática educativa atual, por vezes ainda fundamentada em modelos estabelecidos no início do século 20.

Curadoria:
Prof. Dr. João de Souza Leite (ESDI/UERJ)
Prof. Dr. Wandyr Hagge Siqueira (ESDI/UERJ) 


A submissão se dará em das etapas:

1a Envio de Resumos Expandidos (artigos para seminários), através de formulário eletrônico disponível na Plataforma Even 3.
Os Resumos deverão ter no mínimo 400 palavras, no máximo 800 palavras. Devem apresentar a síntese do que será desenvolvido no artigo definitivo. E, por fim, devem estar formatados para que possam ser objeto de avaliação cega por integrantes da Comissão Científica do P&D Design 2020.

2a Envio do artigo em sua redação final, com extensão de 5 a 9 páginas de acordo com o template disponível para download na plataforma Even 3.
Prazo: 15 de setembro de 2020.

Assume-se por Artigo para seminário, uma contribuição ao debate sobre os temas propostos (Design e Cidade, e O paradigma da Bauhaus), seja em forma de resultado de pesquisa própria, seja em forma ensaística. 
O formato terá a apresentação de oito artigos e a realização de uma mesa de debates, com dois convidados e um mediador. Caso o artigo seja aceito mas não caiba neste formato, caberá aos curadores providenciar sua transferência para outro eixo temático.